SECRETARIA DO PATRIMÔNIO
Varios
SECRETARIA DO PATRIMÔNIO: projetos e ações
Membros: Izabela Brochado (Coordenadora da Secretaria de Patrimônio - Brasil); Antonio Quispe (Argentina), Bettina Girotti (Argentina); Erduyn Maza (Cuba); Tito Lorefice – (Argentina), Susy López (México); Irving Sánchez (México); Martín Molina (Peru) e Julio Morillo (Venezuela).
Em outubro de 2023, a convite do presidente da Comissão das Três Américas, Tito Lorefici, reuniu-se algumas bonequeiras e bonequeiros latino-americanos para discutir sobre a criação da Secretaria do Patrimônio vinculada à Subcomissão América Latina – Comissão Três Américas, para pensar projetos e ações para o patrimônio material e imaterial do teatro de bonecos nos países da América Latina.
No encontro foi discutida a necessidade de unir esforços para realizar um amplo inventário do patrimônio bonequeiro em nosso continente e ao mesmo tempo, pensar em ações de salvaguarda. Como resultado, foram apresentadas duas ações: realização de inventário e realização de seminários permanentes.
1. Inventário do patrimônio bonequeiro nos países latino-americanos
Onde estão localizados os museus de bonecos nos países da América Latina? Em que estado eles estão? Quais são as tradições de marionetes que existem no nosso continente? Elas correm o risco de desaparecer?
Com base nessas perguntas e na proposta de realização de um inventário apresentada pela Comissão do Património, Museus e Centros de Documentação da UNIMA, presidida por Idoya Otegui, com a apresentação de dois questionários enviados em 2023 aos Centros UNIMA nos diferentes países representados na nossa entidade, considerou-se adequado adaptar e divulgar amplamente a proposta, tendo em conta o contexto da América Latina.
Após discussões e colaborações, apresentamos dois questionários que podem ser acessados nos links abaixo:
TEATRO QUESTIONÁRIO DE BONECOS DO PATRIMÓNIO INTANGÍVEL
https://forms.gle/WU7BnEdnMi1bEbXq5
QUESTIONÁRIO SOBRE MUSEUS E COLEÇÕES DE BONECOS
https://forms.gle/jxVKbfEYU7eViTsc6
A divulgação e resposta aos questionários irão nos permitir uma visão ampla e detalhada da existência de museus e coleções de bonecos, assim como, de formas de teatro de bonecos que podem ser consideradas patrimônio imaterial.
Para tanto, solicitamos que cada uma (um) ajude a difundi-los para que sejam divulgados aos Centros Nacionais de UNIMA nos países da América Latina, para serem enviados aos seus associados, grupos, escolas, etc.
Se você tiver alguma dúvida, envie um e-mail para: patrimonio.unimala@gmail.com
2. Seminário Teatro de Bonecos e Patrimônio na América Latina 2024


Precisamos falar sobre patrimônio bonequeiro na América Latina, pois sabemos muito pouco sobre ele! Muitas questões surgem: como as comunidades projetam e o gerenciam? Que ações têm sido realizadas neste campo? Quais são os riscos do seu desaparecimento? Esses e muitos outros temas são os que queremos discutir no Seminário Teatro de Bonecos e Patrimônio na América Latina 2024.
A proposta é que o seminário seja contínuo, com um ciclo de conferência bimestral e online, realizada na segunda e última quinta-feira de cada mês, com horários relativo a cada região.
Horários:
Argentina, Brasil, Chile y Uruguai – 21H.
Bolívia, Cuba, Paraguai, Porto Rico, República Dominicana – 20H.
Colômbia, Equador, México, Panamá, Peru, Venezuela – 19H.
Costa Rica, El Salvador, Honduras, Guatemala, Nicaragua – 18H.
Programação Ciclo I
13 de Junho - Javier Villafañe: Um patrimônio vivo em nós.
Abrir o primeiro ciclo do nosso seminário falando sobre a influência de Javier Villafañe no teatro de bonecos e nos bonequeiros latino-americanos é afirmar que o patrimônio se faz de carne e osso, de voz e gestos e que mestres e mestras deixam suas marcas, definitivamente, em nós. Bonequeiros da América Latina falarão sobre a presença e influência deste grande artista em seus países.
Conferencistas: Bonequeiros latino-americanos de diversos países.
27 de junho - Museo Nacional del Títere de Huamantla, Tlaxcala, México: ações de salvaguarda do seu patrimônio.
Apresentação sobre o processo de digitalização, catalogação, estabilização e salvaguarda do patrimônio documental, fotográfico e de marionetes do Museu Nacional de Marionetas de Huamantla, Tlaxcala, México que tem como objetivo proteger, conservar, estudar e divulgar os acervos que possui, utilizando-se suportes digitais que permitem sua visualização em qualquer parte do mundo.
Conferencistas: Irving Sánchez e Isidro Montes
17 de julho - Museo de la Marioneta Manuel Nicanor Taica, Perú.
O Maestro Rafael Taica, diretor do museu falará sobre a história, formação, organização do museu, cujo acervo é proveniente da Companhia Cajamarca Marionetas, da qual Mestre Taica é herdeiro.
Conferencista: Rafael Taica, com o apoio de Martín Molina (Presidente UNIMA Peru)
31 de Julho - Mamulengo, Babau, João Redondo e Cassimiro Côco: Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil.
Em 2015, o Teatro Popular de Bonecos do Nordeste brasileiro recebeu o título de Patrimônio Imaterial e Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. O inventário, coordenado pela professora e bonequeira Izabela Brochado, durou cinco anos e contou com cinco equipes de pesquisadores, que realizaram pesquisa documental e de campo, entrevistando centenas de mestres e mestras do Mamulengo, Babau, João Redondo e Cassimiro Coco. Sobre este processo é que se trata esta apresentação.
Conferencista: Izabela Brochado
Os links serão divulgados nas redes sociais.
Titiritero Maya. Gravura que recria uma das imagens representadas no Monumento 21 de Santa Lucía, Cotzumalhuapa, Guatemala, da cultura Pipil, datado de 500 dc.
