REFLETORES HIDRAULICOS
Mauro Xavier
REFLETORES HIDRAULICOS
Luz para além da piada
Mauro Xavier


Fotografías: Cortesía del autor.
- Uma lâmpada halógena par 38
- Um spot de vitrine para esta lâmpada
- Uma caneca de alumínio de 1 litro, cônica
- Uma luva hidráulica de pvc, 100mm, usada na ligação de água de esgoto
- Pequenas cantoneiras para fazer a fixação da caneca (já sem fundo) no spot, utilizando os suportes do porta filtro.
- E por fim, tubos de pvc, de tamanhos e bitolas variadas, permitindo a redução das áreas iluminadas, fazendo o efeito de lentes.
América do Sul, Brasil, Minas Gerais, Sabará. Histórica e pacata Vila Marzagão.
Ano: 2009 - Era pré led (para nós)
Demanda: Iluminar um espetáculo de teatro de bonecos e atores, utilizando equipamentos de baixo custo, leves, com baixo consumo de energia e que teriam que sacolejar na carroceria de uma Toyota Bandeirante pelas estradas esburacadas do interior de Minas Gerais.
Desafio lançado, cabeças borbulhantes, urgência total. Fomos aos experimentos.
Esse foi o cenário que nos levou a “criar“ os “refletores hidráulicos”, que desde então, iluminam muitos trabalhos artísticos e, até hoje, são boa parte do plantel dos spots do Grupo Kabana.
A coisa é simples:
Mauro Xavier
64 anos, ator, professor de teatro, palhaço, diretor, fundador/integrante do Grupo Teatro Kabana desde 1980, com vasta experiência profissional nas linguagens e técnicas do Teatro de Rua, Circo e Teatro de Formas Animadas.


Monta-se conforme as fotos e pinta-se o interior dos tubos de preto fosco. Pronto.
A esses ingredientes acrescenta-se filtros de cores variadas, que são presos com fita crepe em luvas de pvc, propiciando um encaixe perfeito nos refletores.
Resumindo:
“Refletores hidráulicos“ são um conjunto de refletores que usam lâmpadas halógenas par 38 de 100 watts, são adaptadas a máscaras que alongam o sistema, permitindo a realização de efeitos de abrir e fechar o foco, dependendo do tamanho e bitola do tubo utilizado.
Especificações do fabricante:
1- Os refletores Iluminam a cena
2- Fazem foquinho e focão
3- Baixo custo
4- Baixo consumo de energia
5- Permitem dimerização
6- Lâmpadas baratas para reposição
7- Sacolejam mas não quebram no deslocamento
8- Se prestam a situações onde há proximidade entre a cena e a fonte de luz, devido à evidente falta de potência das lâmpadas
9- O Grupo Teatro Kabana possui mais de 60 desses refletores
Os refletores hidráulicos são piada pronta!!
OUTRAS ENGENHOCAS LUMINOSAS QUE SURGIRAM A PARTIR DO MESMO PRINCÍPIO CIENTÍFICO
CONCLUSÃO:
Sei bem das inúmeras modernidades tecnológicas a serviço das artes cênicas, sei bem quanto elas custam e as maravilhas que nos permitem realizar. Sempre que posso, procuro mergulhar e me esbaldar nesse mar de luzes.
Mas cá, no interiorzinho de Minas, na Vila Marzagão, na sede do Kabana, no nosso teatrinho, os “Refletores Hidráulicos“ ainda nos dão muita luz. Se a vida nos permitir, muita água ainda vai rolar...
1- Multi Canhão Seguidor Hidráulico: Trata-se de um kit que utiliza 2 faróis de fusca, mais 2 faróis de neblina e mais um mini farol de moto, com lente. O conjunto é montado em um carrinho de feira e o iluminador (manipulador das fontes) pode iluminar pontos diferentes, ao mesmo tempo, pois um foco fica no seu capacete, mais um em cada mão, além de outros dois, fixados em hastes manipuláveis.
A fonte de energia é uma bateria de carro 12 volts, que resiste, com folga, durante o tempo uma função.
OBS: Numa apresentação do Grupo Kabana iluminamos um espetáculo inteiro com esta engenhoca.
O “Multi canhão Seguidor Hidráulico é excelente para espetáculos de rua e shows de rock, deixando o canhão seguidor de verdade a ver navios (rsrsrs).
Lembrando que o sistema de máscaras de tubo está presente em todo o conjunto.
2- Micro refletor hidráulico: Trata-se da construção de pequenos refletores, com lanternas e máscaras de tubo de pvc, com filtros coloridos nas pontas. Ficam nas mãos dos manipuladores/iluminadores e são ótimos para teatro de sombras.
3- Caixas de luz hidráulicas dimerizadas: Não vou explicar nada, o nome já é auto-explicativo.
4- PHLC - Personal Head Light Control: Trata-se de um capacete com pequeníssimas lâmpadas de led, direcionadas para o rosto dos atores, que controlam seus refletores individuais, para “entrar ou sair” de cena. Cada capacete possui uma geral branca e uma cor. Os PHCL foram criados para cenas em que os atores precisam acender e apagar seus refletores, enquanto dialogam, alternando pequenos fragmentos de textos.


