2Pdescobertas

El redescubrimiento de títeres Gignol (sic) en Guatemala

Edición en italiano: La riscoperta dei burattini in Guatemala

Autores: Carolina Cifuentes Domínguez y Paolo Iorio.

Istituto per i Beni Marionettistici e il Teatro Popolare, Turín, 2024.

Idiomas: español y portugués. Páginas: 59.

Contacto: titiritlan@yahoo.com

SINOPSIS

El libro, escrito por los titiriteros de la asociación guatemalteca Chúmbala Cachúmbala, subraya la importancia de esta forma artística en el desarrollo de la educación y la cultura popular en su país; aborda sus raíces precolombinas y su época dorada en el siglo XX, así como su impacto social con el Festival Titiritlán (nacido en 2006) y los esfuerzos por preservar la memoria histórica. Dedica un aparte al legado de la Compañía Gigñol (1958) de Carmen Antillón Milla y Luis Alfredo Iriarte Magnín, figuras centrales del títere guatemalteco, deseando inspirar a futuras generaciones de artistas escénicos.

OS SEGREDOS DA VENTRILOQUIA

Autor: Warley Santana

Lisbon International Press, Lisboa/São Paolo, 2018.

ISBN: 978-989-37-2599-3

Idioma: Português. Páginas: 176.

https://www.livrariaipedasletras.com/pd-8f5750-os-segredos-da-ventriloquia-warley-santana.html

SINOPSIS

A obra Os Segredos da Ventriloquia, do ator e ventríloquo Warley Santana, reúne as informações, desde história dessa arte, situação pelo qual o artista passou, técnicas e dicas para todos que queiram ser apresentados à ventriloquia ou se aprofundar no tema. Com linguagem divertida e didática, o autor colocou nessas páginas anos de estudo e suas próprias experiências, para proporcionar ao leitor momentos de lazer, além de ferramentas que podem ser colocadas em prática em grupo ou individualmente.

     El libro Os Segredos da Ventriloquia (Los Secretos de la Ventriloquia), del actor y ventrílocuo Warley Santana, reúne información, desde la historia de este arte, la situación por la que pasó el artista, técnicas y consejos para quien quiera iniciarse en la ventriloquia o profundizar en el tema. Con un lenguaje ameno y didáctico, el autor ha volcado en estas páginas años de estudio y sus propias experiencias, para proporcionar al lector momentos de ocio, así como herramientas que pueden ponerse en práctica en grupo o individualmente.

OS SEGREDOS DO BONEQUEIRO (OU COMO ANIMAR UM BONECO)

Autor : PARICIO, Paco

Tradução: Valmor Nini Beltrame.

Rio do Sul, UNIDAVI – Titiriteros de Binéfar, 2024.

Idioma: Português. Páginas 129.

SINOPSIS

O livro reúne mais de uma centena de segredos fartamente ilustrados sobre a profissão do ator animador, notadamente para o trabalho com bonecos de luva. O autor sistematiza saberes, conselhos, anotações, artimanhas, truques, comentários recolhidos durante décadas de observação e de trabalho para estimular estudantes de teatro, jovens artistas principiantes na profissão e professores para conhecer um pouco melhor os desafios de criar a impressão de vida num boneco, de dotar-lhe de anima. Os segredos do Bonequeiro só poderiam ser feitos por quem tem profundo conhecimento do ofício, compromisso com a formação profissional de bonequeiros e, sobretudo, generosidade. Este é um belo presente que Paco Paricio oferece ao teatro de bonecos do Brasil.

 O livro pode ser solicitado no seguinte endereço: contato@tripteatro.com.br

      El libro reúne más de cien secretos totalmente ilustrados sobre la profesión de animador, especialmente cuando se trabaja con marionetas de guante. El autor sistematiza conocimientos, consejos, notas, trucos, astucias, comentarios reunidos a lo largo de décadas de observación y de trabajo para animar a los estudiantes de teatro, a los jóvenes artistas recién llegados a la profesión y a los profesores a aprender un poco más sobre los desafíos de crear la impresión de vida en una marioneta, de darle animación. Los secretos del titiritero sólo podían haber sido escritos por alguien con un profundo conocimiento del oficio, un compromiso con la formación profesional de los titiriteros y, sobre todo, generosidad. Este es un hermoso regalo de Paco Paricio al teatro de marionetas de Brasil.

  El libro puede solicitarse a la siguiente dirección: contato@tripteatro.com.br

Conversa Lambelambeira: O Teatro Lambe-Lambe por seus praticantes /

Organizadora: Gislaine Pozzetti – Manaus (AM): Editora UEA, 2023 , 212 p.: il., color; Ebook. ISBN: 978-85-7883-605-4

Inclui referências bibliográficas 1. Teatro. 2. Lambe-Lambe 3. Conversas. 4. Lambelambeira. I.Pozzetti, Gislaine. (Org). II. Título CDU 1997 – 792

PDF Disponível em: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/5013

Esse livro é resultado do encontro de artistas, professores, pesquisadores, estudantes e entusiastas que navegam pelos rios e mares do Teatro Lambe-lambe, e apresenta as reverberações que o Projeto TEATRO LAMBE-LAMBE da Universidade do Estado do Amazonas oportuniza, enquanto espaço de estudo, pesquisas, práticas e trocas artísticas desta arte genuinamente brasileira, que já se espalha por mais de 30 países. A escrita envolve 24 pesquisadores de 08 estados brasileiros (AM, SP, RS, MG, CE, BA, MS, GO), que se aventuram por águas conhecidas e desconhecidas, a partir do mapa e da bússola que Denise di Santos e Ismine Lima generosamente nos entregaram em 1989. É um material escrito de forma colaborativa, e apresenta processos criativos de cada navegante que, ao se reunirem nesse porto trazem suas contribuições para a manutenção da linguagem do Teatro Lambe-lambe e a exploração de novos formatos, sem, contudo, desviar-se da rota traçada por suas fundadoras; um teatro independente e para a rua, que possa chegar em qualquer lugar do mundo.

     Este libro es el resultado del encuentro de artistas, profesores, investigadores, estudiantes y aficionados que navegan por los ríos y mares del Teatro Lambe-lambe, y presenta las reverberaciones que el Proyecto TEATRO LAMBE-LAMBE de la Universidad del Estado de Amazonas proporciona como espacio de estudio, investigación, práctica e intercambio artístico de este arte genuinamente brasileño, que ya se ha extendido a más de 30 países. La redacción involucra a 24 investigadores de 8 estados brasileños (AM, SP, RS, MG, CE, BA, MS, GO), que se aventuraron en aguas conocidas y desconocidas, a partir del mapa y la brújula que Denise di Santos e Ismine Lima generosamente nos regalaron en 1989. El material está escrito en colaboración y presenta los procesos creativos de cada navegante que, al reunirse en este puerto, aportan sus contribuciones al mantenimiento del lenguaje del Teatro Lambe-lambe y en la exploración de nuevos formatos, sin por ello desviarse de la ruta establecida por sus fundadores; un teatro independiente para la calle que puede llegar a cualquier parte del mundo.

Revista Mamulengo – 22/2024

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)

Mamulengo: Revista da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos – ABTB /

Associação Brasileira de Teatro de Bonecos, Centro UNIMA Brasil – CUB.

N.1, julho/setembro (1973)– Florianópolis: ABTB/CUB.julho/setembro

(1973)– Florianópolis: ABTB/CUB.

Ano 50, n. 22, agosto 2024. ISSN: 2675-3383

Semestral 1973-1974. Anual 1975-1982. Semestral em 2020. Anual 2024.

1. Teatro de Animação. 2. Teatro de bonecos. 3. Teatro de máscaras. 4. Teatro

de objetos. 5. Teatro de sombras.

I. Associação Brasileira de Teatro de Bonecos. II.Centro UNIMA Brasil.

CDD: 792

O tema desta edição propõe uma mirada sobre as espetacularidades não hegemônicas do Teatro de Formas Animadas que possuem características divergentes, seja pelo formato diminuto, seja pela brevidade temporal ou por alguma outra especificidade que joguem à margem do que se entende pela produção convencional.

     É uma edição para discutir o Teatro Lambe-lambe, o Teatro de Objetos, a performance com bonecos, o Teatro em Miniatura, as experimentações em vídeo e tantas outras possibilidades ainda não imaginadas.

     No seio da Cultura Popular, temos os entremeses, os entreatos e aqui no Brasil entendemos as passagens, as cenas, os quadros, os esquetes, as mascaradas e danças em que o boneco é uma atração como exemplos das nossas mais genuínas formas breves. Ítalo Calvino, um admirador confesso das formas breves, exalta que os poetas “mesmo quando escrevem em prosa dão o melhor de si em textos em que o máximo de invenção e de pensamento se concentra em poucas páginas”...

  El tema de este número propone una mirada a las espectacularidades no hegemónicas del Teatro de Formas Animadas que presentan características divergentes, ya sea por su formato diminuto, por su brevedad en el tiempo o por alguna otra especificidad que las empuja a los márgenes de lo que se entiende por producción convencional.

      Es una edición para hablar de Teatro Lambe-lambe, Teatro de Objetos, Performance con marionetas, Teatro en Miniatura, experimentación con vídeo y tantas otras posibilidades aún no imaginadas.

   Dentro de la Cultura Popular, tenemos los entremeses, los entreactos y aquí en Brasil entendemos los pasajes, las escenas, los cuadros, los sketches, las mascaradas y los bailes en los que el títere es una atracción como ejemplos de nuestras formas breves más genuinas. Italo Calvino, admirador confeso de la forma breve, subraya que los poetas «incluso cuando escriben prosa, dan lo mejor de sí en textos en los que el máximo de invención y pensamiento se concentra en pocas páginas»…

Teatro de sombras ao vivo : conversas com artistas latinoamericanos, volume 1

Organização: Gilson Motta, Paulo Balardim.

Primeira edição, Rio de Janeiro: Mórula, 2021. 608 p. E-book. ISBN 978-65-86464-82-5 1.

Teatro brasileiro. 2. Dramaturgia. 3. Teatro de sombras, Brasil. 4. COVID-19, Pandemia 2020. Aspectos culturais. I. Motta, Gilson. II. Balardim, Paulo. 22-77054 cdd: 869.2 cdu: 82-2(81)

https://play.google.com/store/books/details/Gilson_Motta_Teatro_de_sombras_ao_vivo?id=jBt2EAAAQBAJ&gl=br&pli=1

Sobre este e-book

Este livro traz falas e reflexões de 17 artistas latino-americanos que se dedicam ao Teatro de Sombras. São observações nascidas em um projeto de lives organizadas pelo Grupo Penumbra, de Cuiabá (MT), durante o ano de 2020, momento em que nos isolamos por conta da pandemia de Covid-19. Aquela temporada longe dos palcos — e de tudo mais — se mostrou interessantemente benéfica aos estudos em todos os campos da vida humana. Enquanto os cientistas procuravam vencer o vírus, pesquisadores de inúmeras áreas do conhecimento lançaram-se às trocas, pela internet, a fim de, de algum modo, manter viva a chama que nos move. As entrevistas ganharam posteriormente uma organização realizada pelos professores Gilson Motta (UFRJ) e Paulo Balardim (UDESC), que, também como os artistas e pesquisadores que são, trouxeram um apurado olhar sobre o material registrado nos encontros virtuais. O resultado é uma fantástica reunião de percepções de profissionais que vivem o momento presente do Teatro de Sombras, na eterna e fundamental conjugação entre tecnologia e ancestralidade. O agrupamento destas entrevistas nesta caprichada publicação reafirma um momento de especial peculiaridade na produção contemporânea das Sombras e dos artistas que a integram, dentro do recorte geográfico proposto. Esta publicação é um alento para aqueles que acreditam que, mesmo em tempos de sombras tão densas, é possível extrair poesia do seu diálogo com a luz. Miguel Vellinho

   Este libro reúne discursos y reflexiones de 17 artistas latinoamericanos dedicados al teatro de sombras. Son observaciones nacidas de un proyecto de vidas organizado por el Grupo Penumbra, de Cuiabá (MT), durante 2020, cuando estábamos aislados a causa de la pandemia del Covid-19. Ese tiempo lejos del escenario -y de todo lo demás- resultó ser interesantemente beneficioso para los estudios en todos los campos de la vida humana. Mientras los científicos trataban de vencer al virus, investigadores de innumerables campos del saber intercambiaban en internet para mantener viva de algún modo la llama que nos impulsa. Las entrevistas fueron organizadas posteriormente por los profesores Gilson Motta (UFRJ) y Paulo Balardim (UDESC), que, como artistas e investigadores que son, aportaron una mirada aguda al material registrado en los encuentros virtuales. El resultado es una fantástica recopilación de percepciones de profesionales que viven en el momento presente del Teatro de Sombras, en la eterna y fundamental combinación de tecnología y ancestralidad. La agrupación de estas entrevistas en esta prolija publicación reafirma un momento de especial peculiaridad en la producción contemporánea del Teatro de Sombras y de sus artistas, dentro del ámbito geográfico propuesto. Esta publicación es un estímulo para quienes creen que, incluso en tiempos de sombras tan densas, es posible extraer poesía de su diálogo con la luz. Miguel Vellinho