2InformePatrimonio

Secretaria de Patrimônio

Informe da Secretaria de Patrimônio da Subcomissão América Latina - Comissão Três Américas

Desde a sua criação em outubro de 2023, a Secretaria de Patrimônio vem trabalhando sobre duas ações complementares: a realização de inventário por meio de dois questionários e a realização de ciclos de seminários permanentes, com o objetivo de realizar inventário do patrimônio bonequeiro em nosso continente e ao mesmo tempo, pensar em ações de salvaguarda.

     Os questionários ainda estão abertos para respostas e podem ser acessados nos links:

     QUESTIONÁRIO SOBRE BONECOS DO PATRIMÔNIO INTANGÍVEL

     https://forms.gle/WU7BnEdnMi1bEbXq5

     QUESTIONÁRIO SOBRE MUSEUS E COLEÇÕES DE BONECOS

      https://forms.gle/jxVKbfEYU7eViTsc6

     As respostas aos questionários nos permitem saber da existência de museus e coleções de bonecos, assim como, de formas de teatro de bonecos que possam ser consideradas patrimônio imaterial.

     Respondam e ajude a difundi-los!

     Seminário Teatro de Bonecos e Patrimônio na América Latina 2024

    Neste primeiro ciclo, foram realizados quatro seminários que reuniram uma quantidade expressiva de participantes online, não apenas de países da América Latina, mas também de outros continentes!

   Consideramos que este primeiro ciclo foi muito exitoso por várias razões, mas principalmente por possibilitar a nós, latinos americanos, a nos conhecer melhor, a mirar e a se maravilhar diante de patrimônios tão ricos e de ações potentes e efetivas na discussão e divulgação do teatro de bonecos.

Membros: Tito Lorefice – (Presidente Comissão Três Américas - Argentina); Izabela Brochado (Coordenadora da Secretaria de Patrimônio - Brasil); Susy López (Coordenadora da Secretaria de Comunicação - México); Antonio Quispe (Argentina), Bettina Girotti (Argentina); Erduyn Maza (Cuba); Susy López (México); Irving Sánchez (México); Martín Molina (Perú) e Julio Morillo (Venezuela).

     Consideramos que o tema “Javier Villafañe: Um patrimônio vivo em nós” não poderia ter sido mais acertado para dar início ao Seminário Teatro de Bonecos e Patrimônio na América Latina! Javier Villafañe conectou-nos de forma profunda e em diferentes aspectos e isto ficou evidenciado pelas seis conferências que formaram parte deste bloco, apresentadas por Bettina Girotti (Argentina), C Caridad Yamila Gibert Núñez (Cuba), Carlos Aguirre (Venezuela); Martín Molina (Peru); Valmor Níni Beltrame (Brasil) e Raquel Bárcena (México). Cada conferencista, sem combinação prévia, abordou diferentes qualidades - ou especificidades que Villafañe imprimiu nos diversos países, em distintos contextos e temporalidades, explicitando as marcas e provocações realizadas por este mestre não apenas no teatro de bonecos, mas também na educação, na poesia e nos artistas do nosso continente.

     Diante de relatos tão impactantes, nos colocamos o desafio de realizar um e-book com os textos e as imagens apresentadas nas conferências, a ser realizado por meio das parcerias entre a Secretaria de Patrimônio – Subcomissão América Latina – Comissão Três Américas e do Laboratório de Teatro de Formas Animadas da Universidade de Brasília – UnB.

     A conferência poderá ser acessada através do link: VIDEO 

CICLO 2

Esta conferência evidenciou o quão pouco conhecemos sobre museus de teatro de bonecos nos países latino-americanos. Ignácio Tapa e Irving Sánchez nos brindou com um relato profundo e detalhado sobre o Museu Nacional del Títere de Tlaxcala, um museu específico de títeres, com um acervo, exibições e processos de salvaguarda preciosos! Foram abordados aspectos históricos, organizacionais e perspectivas futuras, com referências importantes para outros museus. Um aspecto a se ressaltar é o processo de digitalização do acervo composto por bonecos, fotos e documentos.

     Esperamos que as respostas aos questionários sobre museus e coleções de bonecos nos possibilitem a aprofundar as discussões sobre o tema; a difundir e compartilhar experiências exitosas como a do Museu de Tlaxcala.

     A conferência poderá ser acessada através do link: VIDEO

CICLO 3

Assim como pouco conhecemos sobre museus específicos de teatro de bonecos nos países latino-americanos, pouco se sabe sobre as tradições de títeres em nosso continente. A conferência apresentada por Izabela Brochado, que teve como ênfase o Processo de Registro do Teatro de Bonecos Popular do Brasil, principalmente os oriundos da Região Nordeste, que resultou nas suas titulações como patrimônio imaterial e cultural brasileiro junto ao IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Foram abordados os elementos fundantes que caracterizam estas tradições, assim como, a metodologia utilizada no inventário.

     Vários mestres que foram agraciados com este título estavam presentes e participaram ativamente da live, mostrando seus bonecos, algumas cenas e processos de construção das figuras. Desta participação, saiu a proposição de um curso online sobre a talha em madeira ministrado por eles.

    Esperamos que as respostas aos questionários sobre as tradições titiriteras nos países da América Latina nos possibilitem realizar ouras conferências desta natureza.

A conferência poderá ser acessada através do link: VIDEO

CICLO 4

Fechamos o Ciclo I do Seminário com a apresentação sobre o MUTIBO, Museo de Títeres de Bogotá, um museu virtual elaborado e gestionado pelo Grupo Paciencia de Guayaba, de Bogotá, Colômbia.

      Fabio Correia Rubio e José Ramón Fernandéz nos guiaram pelo museu no espaço virtual, como em um video game. Afinal, diferentemente dos museus virtuais que digitalizam seu acervo físico, o MUTIBO é originalmente composto por fotografias de bonecos que são organizados no espaço virtual pelas diferentes técnicas de construção e manipulação, diferentes temporalidades e diferentes acervos de grupos de títeres de Colômbia. Uma proposta instigadora!

      O museu poderá ser acessado pelo site www.mutibo.com

    Foi apresentado também, um video sobre a história dos títeres em Colômbia, um passeio criativo e divertido pelo espaço-tempo do teatro de bonecos neste país!

     A conferência poderá ser acessada através do link: VIDEO